3.1 - Como podemos ser realmente mais
ambiciosos em imaginar novas maneiras que os alunos possam aprender e demonstrar
sua aprendizagem para nós?
Penso que de forma construtivista
pode-se provocar o aluno ou mesmo o professor para a aprendizagem e com as
soluções tecnológicas pode-se pensar nas formas de disseminar o que se aprende,
para trocar experiências, e isso tudo pode acontecer de forma multidirecional,
na qual demonstro minha aprendizagem e abro espaço para agregar mais saberes a
respeito de determinados temas.
Acredito que dar oportunidade aos
Professores dos NTEs para desenvolverem habilidades de criação, desafiá-los a criar, e possibilitar o uso de ferramentas
tecnológicas que tenha interface para compartilhamento de suas produções seria
uma maneira de permitir que os Professores aprendam
e ainda é possível que esse conhecimento seja adquirido de forma
compartilhada por vários professores. Entendo que assim as produções seriam mais
ricas, o conhecimento adquirido conjuntamente maior que por metodologias
tradicionais, ou seja, estaria desse modo adquirindo e construindo conhecimento
e configurando-se a “Inteligência Coletiva”, descrita por Pierre Levy. Registrar
das produções em ambientes multimidiáticos como blog.
3.2 - Descubra algum alvo de
dificuldade em sua sala de aula.
Percebo que há uma lacuna quanto ao modelo de postagens, e quanto à administração das redes
colaborativas de interação para socialização e construção de conhecimento. Segue algumas considerações a respeito:
- A interface da rede colaborativa de aprendizagem, apresenta diferentes layot;
- A rotatividade de pessoas que trabalham nos NTE;
- A rotatividade de pessoas que trabalham no setor da Seduc responsável pelas tecnologias;
- O surgimento de outras ferramentas tecnológicas/ redes sociais;
- A falta de articulação do setor responsável;
- A descontinuidade de projetos no serviço público.
Acredito ser necessária
a criação de um Modelo de Maturidade
para diagnóstico e avaliação de redes de interação e socialização de conhecimento.
3.3 - Faça um resumo de como você
pode melhorar a sua de aula com uso de tecnologia.
Por meio da tecnologia o
aprendizado pode se configurar em uma atividade interativa em rede, com suas
características técnicas, mas que ao mesmo tempo pode ser considerado
pedagógico e propiciar um aprendizado onde metodologias, atividades e
estratégias de sucesso devem ser compartilhadas e a aprendizagem acontece
através da discussão e colaboração em rede com todos de forma democrática.
Um ponto muito importante a ser observado
em redes colaborativas é o fato de favorecer o registro de informações, sejam
elas pedagógicas ou técnicas, oportunizando assim, aos administradores dos
blogs terem o histórico de suas atividades e ainda um banco de dados por meio
das postagens e disponibilização das pesquisas sobre softwares e objetos de aprendizagem.
3.4 Como seus alunos podem
desenvolver uma performance significativa na compreensão sobre o conteúdo
usando tecnologia? Como os alunos podem demostrar sua compreensão usando vários
meios de comunicação, por escrito, pela fala, em vídeo, em meios
computacionais? Eles compartilham produtos autênticos de sua aprendizagem e
pesquisa com as pessoas da escola, com as pessoas em sua comunidade, com as
pessoas ao redor do mundo? Como utilizar a capacidade da tecnologia para
quebrar as barreiras do tempo e do espaço, para que o trabalho feito na sala de
aula seja mais real e incrivelmente poderoso e motivador?
Através do acesso nas redes formadas
por meio dos blogs é possível acontecer a aprendizagem em várias linguagens,
escrita, fala, vídeos, tanto podem ser acessados de computadores como também de
celulares. OS Professores dos NTEs necessitam
de formação continuada, pois além de aprenderem, precisam desenvolver
metodologias para compartilhar com os Professores que estão na sala de aula.
A possibilidade de compartilhamento por meio das redes de blogs é infinita, pois a rede é aberta na internet viabilizando assim que qualquer pessoa que esteja pesquisando o assunto possa acessar e fazer comentários de contribuição.
A possibilidade de compartilhamento por meio das redes de blogs é infinita, pois a rede é aberta na internet viabilizando assim que qualquer pessoa que esteja pesquisando o assunto possa acessar e fazer comentários de contribuição.
No caso específico dos Professores
dos NTEs eles podem demonstrar a sua compreensão em:
comunicação: Disponibilizando na rede as atividades desenvolvidas nos
NTEs, métodos e técnicas de uso de tecnologias e os softwares para uso em sala de aula.
Por escrito: Disponibilizando na
rede as atividades desenvolvidas nos NTEs, métodos e técnicas de uso de
tecnologias e os softwares para uso em
sala de aula.
Pela fala: Por meio de formação presencial
para Professores das escolas.
Em vídeo:Trabalhar formações por meio de webconferências.
Em meios computacionais:Disponibilizando na rede as atividades
desenvolvidas nos NTEs, métodos e técnicas de uso de tecnologias e os
softwares para uso em sala de aula.E ainda os próprios participantes da rede podem postar suas produções.
Acredito que a primeira coisa a fazer para utilizar a tecnologia para
quebrar barreiras de tempo e espaço é a adaptação das pessoas para para passar
da convivência em um tempo linear para o “tempo intemporal” que segundo
Castells,(1999) pertence ao “espaço de fluxos” ou seja, as mudanças com relação
ao tempo geram um novo mecanismo, um espaço abstrato, onde acontece o
intercâmbio que acontece na rede, através das informações que circulam. Quanto
à atuação das pessoas nesse novo formato de viver nesse tempo, há dificuldades
de adaptação, pois na verdade se vive nos dois tempos e isso causa uma
desestruturação quanto a decidir em que tempo atuar.
A partir do uso do ciberespaço é possível romper a barreira do tempo e do espaço levando informações, metodologias e conceitos por meio de rede social.
A partir do uso do ciberespaço é possível romper a barreira do tempo e do espaço levando informações, metodologias e conceitos por meio de rede social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário