Universidade Federal do Tocantins

Professores Doutores: David Prata, George França e Isabel Auler.

domingo, 16 de outubro de 2016

Exercíxio 3 - Pense de forma ambiciosa


    
3.1 - Como podemos ser realmente mais ambiciosos em imaginar novas maneiras que os alunos possam aprender e demonstrar sua aprendizagem para nós?
      Penso que de forma construtivista pode-se provocar o aluno ou mesmo o professor para a aprendizagem e com as soluções tecnológicas pode-se pensar nas formas de disseminar o que se aprende, para trocar experiências, e isso tudo pode acontecer de forma multidirecional, na qual demonstro minha aprendizagem e abro espaço para agregar mais saberes a respeito de determinados temas.


   Acredito que dar oportunidade aos Professores dos NTEs para desenvolverem habilidades de criação, desafiá-los  a criar,  e possibilitar o uso de ferramentas tecnológicas que tenha interface para compartilhamento de suas produções seria uma maneira de permitir que os Professores aprendam  e ainda é possível que esse conhecimento seja adquirido de forma compartilhada por vários professores. Entendo que assim as produções seriam mais ricas, o conhecimento adquirido conjuntamente maior que por metodologias tradicionais, ou seja, estaria desse modo adquirindo e construindo conhecimento e configurando-se a “Inteligência Coletiva”, descrita por Pierre Levy. Registrar das produções em ambientes multimidiáticos como blog.

3.2 - Descubra algum alvo de dificuldade em sua sala de aula.
Percebo que há uma lacuna quanto ao modelo de postagens, e quanto à administração das redes colaborativas de interação para socialização e construção de conhecimento. Segue algumas considerações a respeito:


  1. A interface da rede colaborativa de aprendizagem, apresenta  diferentes layot;
  1. A rotatividade de pessoas que trabalham nos NTE;
  1. A rotatividade de pessoas que trabalham no setor da Seduc responsável pelas tecnologias;
  1. O surgimento de outras ferramentas tecnológicas/ redes sociais;
  1. A falta de articulação do setor responsável;
  1. A descontinuidade de projetos no serviço público.


  Acredito ser necessária a criação de um Modelo de Maturidade para diagnóstico e avaliação de redes de interação e socialização de conhecimento. 

3.3 - Faça um resumo de como você pode melhorar a sua de aula com uso de tecnologia.
Por meio da tecnologia o aprendizado pode se configurar em uma  atividade interativa em rede, com suas características técnicas, mas que ao mesmo tempo pode ser considerado pedagógico e propiciar um aprendizado onde metodologias, atividades e estratégias de sucesso devem ser compartilhadas e a aprendizagem acontece através da discussão e colaboração em rede com todos de forma democrática.


Um ponto muito importante a ser observado em redes colaborativas é o fato de favorecer o registro de informações, sejam elas pedagógicas ou técnicas, oportunizando assim, aos administradores dos blogs terem o histórico de suas atividades e ainda um banco de dados por meio das postagens e  disponibilização das pesquisas sobre softwares e objetos de aprendizagem.

3.4 Como seus alunos podem desenvolver uma performance significativa na compreensão sobre o conteúdo usando tecnologia? Como os alunos podem demostrar sua compreensão usando vários meios de comunicação, por escrito, pela fala, em vídeo, em meios computacionais? Eles compartilham produtos autênticos de sua aprendizagem e pesquisa com as pessoas da escola, com as pessoas em sua comunidade, com as pessoas ao redor do mundo? Como utilizar a capacidade da tecnologia para quebrar as barreiras do tempo e do espaço, para que o trabalho feito na sala de aula seja mais real e incrivelmente poderoso e motivador?
Através do acesso nas redes formadas por meio dos blogs é possível acontecer a aprendizagem em várias linguagens, escrita, fala, vídeos, tanto podem ser acessados de computadores como também de celulares. OS Professores dos NTEs necessitam de formação continuada, pois além de aprenderem, precisam desenvolver metodologias para compartilhar com os Professores que estão na sala de aula
A possibilidade de compartilhamento por meio das redes de blogs é infinita, pois a rede é aberta na internet viabilizando assim que qualquer pessoa que esteja pesquisando o assunto possa acessar e fazer comentários de contribuição.
No caso específico dos Professores dos NTEs eles podem demonstrar a sua compreensão em:
comunicação: Disponibilizando na rede as atividades desenvolvidas nos NTEs, métodos e técnicas de uso de tecnologias e os softwares  para uso em sala de aula.
Por escrito: Disponibilizando na rede as atividades desenvolvidas nos NTEs, métodos e técnicas de uso de tecnologias e os softwares  para uso em sala de aula.
Pela fala: Por meio de formação presencial para Professores das escolas.
Em vídeo:Trabalhar formações por meio de webconferências.
Em meios computacionais:Disponibilizando na rede as atividades desenvolvidas nos NTEs, métodos e técnicas de uso de tecnologias e os softwares  para uso em sala de aula.E ainda os próprios participantes  da rede podem postar suas produções.
Acredito que a primeira coisa a fazer para utilizar a tecnologia para quebrar barreiras de tempo e espaço é a adaptação das pessoas para para passar da convivência em um tempo linear para o “tempo intemporal” que segundo Castells,(1999) pertence ao “espaço de fluxos” ou seja, as mudanças com relação ao tempo geram um novo mecanismo, um espaço abstrato, onde acontece o intercâmbio que acontece na rede, através das informações que circulam. Quanto à atuação das pessoas nesse novo formato de viver nesse tempo, há dificuldades de adaptação, pois na verdade se vive nos dois tempos e isso causa uma desestruturação quanto a decidir em que tempo atuar.
A partir do uso do ciberespaço é possível romper a barreira do tempo e do espaço levando informações, metodologias  e conceitos por meio de rede social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário